quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Importância da Inspeção Veicular Ambiental


Marco Antonio Vieira Machado

A qualidade do ar em Porto Alegre está entre as piores do País. É um problema sério e complexo, que tem que ser enfrentado. Com esse foco, o Sincopeças-RS promove, nesta terça-feira, Dia de Combate à Poluição, o debate “Por Um Ar Mais Limpo no Rio Grande do Sul”. O evento ocorre às 9h, na Sala da Convergência da Assembleia Legislativa. O local não foi escolhido ao acaso. Cumprindo determinação de legislação federal, tramita na Casa projeto de lei estipulando a obrigação da Inspeção Veicular Ambiental (IVA), e a aprovação mais do que recomendável, é imprescindível. O norte do nosso debate é, justamente, alertar os deputados e a comunidade para a importância do tema. Para tanto, analisaremos a realidade de São Paulo, maior cidade do País, onde a IVA trouxe melhorias à qualidade de vida da população. Lá, a inspeção está salvando vidas. Nem é preciso mencionar a redução de gastos com internações hospitalares que, em última estância, são pagas pelos cidadãos. 

Medida necessária para controlar a emissão de poluentes por veículos automotores nas grandes cidades, hoje a maior fonte de CO2 nos centros urbanos, a implementação ainda gera emprego e renda, ajudando a movimentar a economia gaúcha. Além disso, é preciso lembrar a responsabilidade de cada motorista. Possuir um veículo e utilizá-lo é um direito, e este deve ser seguido de obrigações. Devemos ser responsáveis pelo dano causado, pelo que despejamos no ar. A simples utilização de um veículo automotor polui, mal conservado polui mais ainda. Circular com automóveis em situação irregular é, antes de tudo, um ato irresponsável e egoísta. Por tudo isto, entendemos que a implantação da Inspeção Veicular Ambiental se faz necessária, e a oportunidade para debater o tema está posta terça-feira, às 9h, na Assembleia: todos por um ar mais limpo no Rio Grande do Sul!

Advogado, diretor de autopeças do Sincopeças-RS
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=100861

Um comentário:

  1. OI ,
    VENHO CONVIDAR PARA CONHECER MEU BLOG http://brechodosul.blogspot.com.br, É UMA HONRA , DESCULPA A LETRA MAIÚSCULA MAS SOU DEFICIENTE . SE VOCÊ FIZER A GENTILEZA DE CLICAR NO BOTÃO G+1(POIS ESTOU DE CASTIGO DO GOOGLE) , PODE SEGUIR MEU SITE NO GOOGLE FRIENDS (PARTICIPAR DESTE SITE),POIS JÁ SOU SUA SEGUIDORA E FAREI O MESMO DEPOIS DE SAIR DO CASTIGO DO GOOGLE CLICANDO NO G+ OK!! E DE NOS

    LINKARMOS E FAZERMOS PARCERIA SERÁ UMA ÓTIMA DIVULGAÇÃO .

    AGRADEÇO MUITO E PARABÉNS PELA LINDA PAGINA !!

    GRATA PELA ATENÇÃO CONTO COM SEU APOIO , ASSIM QUE FIZER POR GENTILEZA ME AVISA PARA LINKAR TAMBÉM , FICO AGRADECIDA

    marcia regina

    ResponderExcluir

Postagens populares