terça-feira, 21 de agosto de 2012

Poluição mata todo ano quatro mil pessoas só em São Paulo


Publicado Por: Bruna Gavioli
Poluição mata todo ano quatro mil pessoas só em São Paulo
Luiz Guarnieri/ Brazil Photo Press/Folhapress

Embed:


Apesar da diminuição da emissão de poluentes dos veículos, qualidade ruim do ar de São Paulo ainda mata quatro mil pessoas por ano. Segundo o Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da USP, as doenças respiratórias provocadas pela poluição matam mais que a AIDS.

Nesta quarta-feira, a Controlar divulgou um balanço dos resultados obtidos com a inspeção veicular no ano de 2011. A sujeira expelida por veículos a diesel teve queda de 28% no ano passado contra 13,8% em 2010. Ainda não há dados sobre a emissão de poluentes de veículos movidos a álcool, GNV ou gasolina.

Mais de um milhão de veículos que deveriam passar pela inspeção, não fazem a verificação por serem irregulares. Além disso, cerca de 500 mil que circulam na cidade todos os dias não fazem a verificação porque foram licenciados em outros municípios.

O professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, disse que a inspeção veicular não melhorou a qualidade do ar, mas ajudou a não piorar. Saldiva revelou que apenas com a ampliação do sistema de transportes na cidade será possível reduzir os altos índices de poluição. 

Harald Peter Zwetkoff, presidente da Controlar, destacou que mais de um milhão de veículos não passam pela inspeção. Zwetkoff lembrou que este grupo representa mais de 25% da poluição na cidade.

O consultor em poluição veicular, Gabriel Murgel Branco, defendeu ser necessário que veículos novos também passem pela inspeção. Branco afirmou que a poluição causada por uma frota de veículos 1992 pode ser semelhante à provocada por modelos recentes. 

Segundo a Controlar, mais da metade dos veículos reprovados apresentam defeitos visíveis como emissão de fumaça e vazamento de óleo. O balanço revela que 19,2% da frota foi reprovada na primeira inspeção e desse total, 95% corrige o problema e é aprovado depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares