quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Rio tem o ar mais poluído do Brasil


Pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde mostra que a qualidade do ar no Rio, Cubatão, Campinas e São Paulo está muito pior do que o recomendado

REDAÇÃO ÉPOCA
Carros são um dos causadores de poluição do ar. Qualidade do ar é ruim em cidades brasileiras, como Rio e São Paulo (Foto: David McNew/Getty Images)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira um estudo da qualidade do ar e quantidade de poluição em mais de 1,1 mil cidades, em 91 países diferentes. O estudo mostra que, em média, o ar das cidades brasileiras é duas vezes mais poluído do que o desejável. O Brasil é o 44º país com o pior ar no mundo.
Apesar de nenhuma cidade brasileira aparecer entre as cem cidades mais poluídas do mundo, os resultados preocupam. A região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, aparece na 144ª posição no mundo, e é a região brasileira mais poluída. Para cada metro cúbico de ar, foram encontradas 64 microgramas de poluição, um valor três vezes maior do que o recomendado pela OMS, de 20 microgramas por metro cúbico de ar.
As cidades paulistas também apresentaram taxas bem acima do recomendado. A segunda cidade mais poluída do Brasil foi Cubatão, que registrou 48 microgramas por metro cúbico de ar, e Campinas ficou em terceiro, com 39. A região metropolitana de São Paulo ficou em quarto, com 38 microgramas por metro cúbico, quase o dobro do nível considerado seguro pela OMS. Outras regiões do país estão mais perto do recomendado, como Curitiba (29 microgramas/m3) e Belo Horizonte (20 microgramas/m3).
A grande quantidade de poluentes do ar preocupa a OMS. No mundo todo, mais de dois milhões de pessoas morrem por ano por doenças causadas pela poluição do ar. Segundo a OMS, as micropartículas de poluição respiradas podem entrar na corrente sanguínea, causando doenças cardíacas, câncer de pulmão, asma e infecções respiratórias agudas. "É preciso monitorar e gerenciar o ambiente de forma adequada, para reduzir significativamente o número de pessoas que sofrem de doenças respiratórias, cardíacas e câncer de pulmão", afirma Maria Neira, diretora da OMS. Segundo estimativas da organização, só em 2008 cerca de 1,3 milhão de mortes poderiam ter sido evitadas se as recomendações da OMS fossem seguidas pelos países.
No mundo, a cidade mais poluída é Ahmaz, no Irã, com uma taxa de poluição de 372 microgramas por metro cúbico. Entre as mais poluídas aparecem cidades da Mongólia, Índia e Paquistão, além de outras cidades iranianas. As principais causas da poluição do ar são as emissões de carros, indústrias e usinas elétricas a carvão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares